Fundado em 1967, apenas cinco anos após a inauguração da UnB, o Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) integrou o projeto da Universidade de Brasília representando o sonho de alguns pioneiros que acreditaram na oportunidade e na possibilidade de criar um curso de engenharia elétrica de alto nível na capital, o que contribuiu decisivamente para a preparação de cientistas e técnicos capazes de empreender a exploração racional do patrimônio de recursos disponíveis no país para colocá-los a serviço do desenvolvimento nacional.
Em seu início, o ENE funcionou provisoriamente no prédio SG-11. Apenas 5 professores foram os primeiros responsáveis pela implantação do curso de graduação em Engenharia Elétrica. Os alunos não passavam de algumas dezenas, que ingressavam na universidade se aprovados em um vestibular genérico para todas as engenharias. A primeira turma formou-se em 1969 e o curso foi oficialmente reconhecido pelo MEC em 1973. Em 1978, foi concluído o conjunto predial da Faculdade de Tecnologia que, além do ENE, recebeu naquele momento os departamentos de Engenharia Civil (ENC) e de Engenharia Mecânica (ENM). A parte administrativa, salas de aula e salas de professores do ENE foram transferidos para o novo prédio. Os laboratórios de ensino do ENE continuaram no prédio SG11, cuja utilização passou a ser compartilhada com o Centro de Manutenção de Equipamentos da UnB. Desde os primeiros momentos da sua criação, o ENE foi o objeto da dedicação e da competência de muitos, que contribuíram para o seu sucesso e marcaram a sua história.
A datar de sua fundação, o ENE demonstra uma expansão sólida, vigorosa e coerente. São marcos dessa expansão a criação de novos cursos de graduação: Engenharia de Redes de Comunicação (1997), Engenharia Mecatrônica (1997) e Engenharia da Computação (2009); como também a implantação da pós-graduação em nível de mestrado acadêmico (1979), de mestrado profissional (2000) e de doutorado acadêmico (2001). Hoje, o ENE possui mais de 60 professores e atende mais de 1500 alunos. A história do ENE é caracterizada pela busca da excelência na formação de seus alunos e pelo dinamismo em perceber e seguir os avanços da ciência e da tecnologia.