História PDF Imprimir E-mail

Galeria Ex-alunos

Galeria Ex-Chefes & Reitores

Cronologia

Fundado em 1967, o Departamento de Engenharia Elétrica passou a integrar o grandioso projeto da Universidade de Brasília, “indispensável para dar sentido espiritual e assegurar autonomia cultural ao conjunto de instituições que compõem a cidade-capital”. Ele representou o sonho de alguns pioneiros, que acreditaram na oportunidade e na possibilidade de criar um curso de engenharia elétrica de alto nível no planalto central, “enriquecendo as modalidades de formação superior ministradas no País, contribuindo decisivamente para o preparo dos cientistas e dos técnicos, capazes de empreenderem a exploração racional do imenso patrimônio de recursos de que somos herdeiros, para colocá-lo a serviço do desenvolvimento nacional".

No início, o ENE funcionou provisoriamente no prédio SG-11. Apenas 5 (cinco) professores foram os pioneiros responsáveis pela implantação do curso de graduação em engenharia elétrica. Os alunos não passavam de algumas dezenas, que ingressavam mediante um vestibular genérico para todas as engenharias. A primeira turma formou-se em 1969 e o curso foi oficialmente reconhecido pelo MEC em 1970. Desde os primeiros momentos da sua criação, o ENE foi o objeto da dedicação e da competência de muitos, que contribuíram definitivamente para o seu sucesso e marcaram de forma indelével a sua história.

Foto do Prédio SG-11

Desde a sua criação, o ENE demonstra uma expansão sólida, vigorosa e coerente. São marcos dessa expansão a criação de novos cursos de graduação: Engenharia de Redes de Comunicação (1997) e Engenharia Mecatrônica (1997); como também a implantação da pós-graduação em nível de mestrado (1979), de mestrado profissionalizante (2000) e de doutorado (2001). A história do ENE é caracterizada pela busca da excelência na formação de seus alunos e pelo dinamismo em perceber e seguir os avanços da ciência e da tecnologia.