Nota de Apoio e Solidariedade

Diante da reportagem publicada pelo Jornal Metrópoles no dia 04 de Julho de 2021, a Comissão de Gestão do Departamento de Engenharia Elétrica vem a público manifestar seu apoio e solidariedade ao Prof. João Yoshiyuki Ishihara.

João é professor deste departamento desde 2004 e constituiu uma profícua trajetória de contribuições ao Departamento e à Universidade de Brasília tendo participado de dezenas de projetos de pesquisa e publicado pelo menos 167 artigos em periódicos e conferências internacionais de alto nível. Foi orientador direto de 26 mestres, 19 doutores e de pelo menos 35 estudantes de graduação em seus trabalhos de conclusão de curso. Na graduação, foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Elétrica e professor de diversas disciplinas da cadeia de Controle e Automação oferecidas aos estudantes de Engenharia Elétrica e Mecatrônica. Também tem dado grande contribuição como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia deSistemas Eletrônicos e de Automação desde 2017.
Entendemos que, se queremos entregar para a sociedade os melhores profissionais em engenharia, precisamos tratar com profundidade e rigor os assuntos complexos que compõem nosso ramo de conhecimento para que os egressos de nossos cursos sejam referências ao longo de suas trajetórias profissionais. Nesse sentido, o professor João é reconhecido pela seriedade com que trata o planejamento e a execução das disciplinas de graduação e pós-graduação.

Compreendemos que as adaptações necessárias ao enfrentamento da pandemia constituíram novas dificuldades e desafios para professores e estudantes, em especial
quando tratamos dos aspectos avaliativos das disciplinas. Este Departamento mantém constante diálogo com as representações estudantis, tanto por meio de reuniões periódicas com a Chefia do Departamento quanto com a participação efetiva dos estudantes junto aos Colegiados e Conselhos da Faculdade. Nossos estudantes nos trazem boas contribuições para a melhoria de nossas práticas e procuramos internaliza-las na medida do possível, procurando respeitar a liberdade de cada professor em planejar e executar da melhor forma possível as disciplinas sob sua responsabilidade.

Conforta-nos saber que a relação entre nossos professores e o corpo discente é harmônica e pautada no diálogo, são centenas de estudantes que têm experiências positivas nos nossos cursos. Temos confiança nos mecanismos institucionais de resolução de conflitos e de melhoria contínua. Temos egressos espalhados por todo o mundo ajudando suas comunidades a prosperarem, seja exercendo diretamente a engenharia, seja desenvolvendo novas tecnologias em centros de pesquisa nacionais e internacionais, seja em qualquer outra carreira que escolheram trilhar. Inúmeras são as boas recordações e histórias dos egressos da Universidade de Brasília. Se por um lado temos problemas a serem resolvidos, temos também a convicção de que nossos cursos de graduação em engenharia estão entre os melhores do Brasil. Temos clareza de que nossa missão é honrar os 54 anos de história do Departamento de Engenharia Elétrica formando novas gerações de engenheiros equipados com uma sólida formação teórica e prática que lhes permitirá compreender e atuar com tecnologias que ainda não existem e que demonstram resiliência para enfrentar qualquer desafio. Para tanto, esperamos continuar contando com a contribuição de colegas da qualidade do Professor João Ishihara que muito nos honra e engrandece com seu trabalho.

A Comissão de Gestão do Departamento de Engenharia Elétrica.
Brasília, 12 de Julho de 2021

Prof. José Edil G. de Medeiros - Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica
Prof. Georges Daniel A. Nze - Subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica
Prof. Francisco Assis O. Nascimento
Prof. Renato Alves Borges
Prof. Rafael T. de Sousa Jr.
Prof. Kleber Melo e Silva
Prof. Leonardo R. A. X. de Menezes

Documento oficial disponível para download.