O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade integradora de conhecimentos obrigatória dos cursos de graduação em Engenharia, que visa propiciar ao aluno a consolidação da capacidade de investigação e resolução de problemas em engenharia de maneira global e objetiva, o aprimoramento da habilidade para elaboração de documentos técnicos e a melhoria da capacidade de expressão oral em público.
O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso é realizado individualmente ou por uma dupla de alunos e em duas etapas complementares, cada uma com duração de um semestre letivo, sob orientação de docente do quadro permanente da UnB. O resultado final do trabalho é avaliado por uma banca examinadora, com base em relatório técnico e apresentação oral feitos.
Regulamentos de Trabalho de Conclusão de Curso
As regras e detalhes para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso são apresentados nos regulamentos a seguir:
Modelo de trabalho acadêmico
Para Trabalhos de Conclusão de Curso do Departamento de Engenharia Elétrica, recomendamos o uso do template disponível no Overleaf ou no CTAN. Este template procura contemplar as regras da ABNT para trabalhos acadêmicos, além de possibilitar a escolha do idioma principal do texto e do formato das referências bibliográficas:
- O idioma principal do texto do relatório pode ser português ou inglês. A escolha deve ser feita como uma opção da classe UnBTeX no arquivo *.tex principal do template (idioma=brazil ou idioma=english).
- As referências bibliográficas podem estar no formato autor-ano ou numérico. A escolha pode ser feita como uma opção da classe UnBTeX no arquivo *.tex principal do template (bib=alf ou bib=num).
Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB
Acesse os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação ofertados pelo Departamento de Engenharia Elétrica