UnB recebe conceito 5 no IGC e volta ao topo

A Universidade de Brasília recebeu a nota 5 (máxima) no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, divulgado na terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UnB é a única instituição do Distrito Federal com avaliação máxima. Na última avaliação, relativa a 2019, a instituição obteve o conceito 4.

Entre as ações da UnB a alocação de orçamento para as unidades acadêmicas, editais de pesquisa, bolsas para estudantes de pós-graduação, ampliação do número de vagas em cursos de pós, acompanhamento de perto dos programas de pós-graduação pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG) e preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), entre outras ações que impactam nos indicadores acadêmicos.

Alcançar a nota máxima no IGC comprova a excelência acadêmica da UnB e demonstra o comprometimento de toda a sua comunidade universitária com vistas à excelência. No processo de recredenciamento institucional pelo Inep, em 2020, a UnB também alcançou a nota máxima, isto é, 5.

"O resultado do IGC, além de dar mais visibilidade à Universidade e aos seus alunos, que frequentam uma instituição Federal de nota máxima, dá à UnB mais competitividade no cenário nacional e internacional, tanto para atrair mais talentos, quanto para fomentar mais iniciativas de sucesso”, explica a decana.

ÍNDICE – O cálculo do IGC contabiliza uma média ponderada da nota de avaliação de cada curso e a fração do total de estudantes daquele curso na instituição. Isso é feito para os diversos níveis de formação ofertados pela universidade: graduação, mestrado e doutorado.

Para a graduação, a nota de avaliação é o Conceito Preliminar de Curso (CPC) ponderado de todos os cursos avaliados nos últimos três anos (2018, 2019 e 2021), cujo valor foi 3,357. Já para a pós-graduação, leva-se em conta o conceito avaliativo do último ciclo disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Assim, para os níveis de mestrado e doutorado, é feita a ponderação do quantitativo de estudantes em cada curso e o conceito avaliativo desses cursos em seu respectivo nível, cujos valores foram 4,582 e 4,770, respectivamente. Os valores variam de 1 a 5.