Graduação em Engenharia Elétrica

Em uma visão ampla, Engenharia Elétrica é a área que lida com o estudo e a aplicação de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. Assim, entre suas subáreas estão energia, eletrônica, sistemas de controle, telecomunicações e processamento de sinais. A subárea de energia ocupa-se da geração, da transmissão, da distribuição e do uso eficiente da energia elétrica. O foco da engenharia de controle é fazer com que sistemas dinâmicos se comportem ou funcionem de uma forma desejada: suas aplicações incluem a automação industrial e predial, a robótica, os sistemas de controle de aeronaves e os sistemas de piloto automático de veículos. A eletrônica trata do projeto e construção de circuitos eletrônicos, incluindo os circuitos integrados, que são a base dos equipamentos eletrônicos, por exemplo, computadores, aparelhos de áudio e vídeo, equipamentos biomédicos e aparelhos de comunicação. O engenheiro de telecomunicações planeja, projeta, instala e opera sistemas, instalações e equipamentos de telecomunicação com e sem fio, incluindo comunicação óptica e via satélite, algumas das principais aplicações são: telefonia fixa e celular, transmissão de dados, radiodifusão (rádio e TV), radar e sistemas de posicionamento e navegação. A área de processamento de sinais ocupa-se da análise e da manipulação de áudio (voz e música), imagens e vídeos, a fim de melhorar a qualidade dos sinais, extrair informações deles e de compactá-los.

Perfil

Para tornar-se um bom engenheiro eletricista, o estudante precisa ter afinidade com a física e com a matemática. Além disso, é fundamental gostar de aplicar conhecimentos científicos, técnicos e empíricos na criação e aperfeiçoamento de equipamentos, máquinas e processos que propiciem ao homem comodidade, entretenimento, saúde, segurança e meios mais eficientes de produção industrial e agrícola.

Mercado de Trabalho

O engenheiro eletricista pode atuar em pesquisa e desenvolvimento, projeto, produção, operação, manutenção, planejamento, administração, perícia, fiscalização, vendas de produtos e serviços de alta tecnologia e ensino. No Distrito Federal, o setor público é o maior empregador, com destaque para as agências reguladoras (especialmente, Aneel e Anatel), empresas de energia (CEB, Furnas e Eletronorte), ministérios (especialmente MC, MCTI e MPOG), Congresso Nacional (função de analista legislativo), tribunais (função de auditor) e Metrô-DF. No setor privado, os maiores empregadores são as empresas de telefonia, rádio e TV. Há também pequenas e médias empresas de instalação elétrica, eletrônica e informática. Fora do DF, alguns dos principais empregadores são os institutos de pesquisas, as indústrias de equipamentos eletroeletrônicos, empresas de energia e empresas de telefonia.

O curso na UnB

O curso de Engenharia Elétrica da UnB proporciona ao estudante, primeiro uma formação generalista, que inclui as subáreas de eletrônica, controle e automação, sistemas elétricos de potência e telecomunicações. Posteriormente, nos quatro últimos semestres do curso, o estudante pode escolher uma dessas subáreas e compor um programa de estudos mais especializado e aprofundado, conforme seu interesse pessoal. Essa estrutura do curso possibilita ao estudante conhecer melhor as subáreas da engenharia elétrica. A formação básica generalista também permite ao futuro engenheiro adaptar-se mais facilmente às mudanças no mercado de trabalho e acompanhar as evoluções tecnológicas.

Infraestrutura e corpo docente

O curso de Engenharia Elétrica da UnB é fortemente embasado em atividades práticas de laboratório. O Departamento de Engenharia Elétrica, responsável pelo curso, possui 12 laboratórios de ensino de graduação e 8 laboratórios de pesquisa, em que atuam alunos de graduação e de pós-graduação. Para garantir a excelência do ensino, o Departamento conta com 61 professores, sendo 57 doutores.

Dados Gerais

  • Habilitação: Bacharelado em Engenharia Elétrica
  • Unidade Acadêmica: Departamento de Engenharia Elétrica / Faculdade de Tecnologia (FT)
  • Campus: Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília)
  • Turno: Diurno
  • Vagas por semestre: 40
  • Número de semestres: 10 (mínimo) / 18 (máximo).
  • Currículo
  • Fluxo
  • Telefone: +55 (61) 3107-5586 / 5580 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5510

 

Demais telefones UnB

 

Secretaria: secene@ene.unb.br

 

Graduação: alunosene@ene.unb.br

 

 

Localização