ptenfrdees

Estágios e Intercâmbios

Estágio

As relações de Estágio são regidas pela Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008, conhecida como "Lei do Estágio". Essa legislação regulamenta o que deve ser o estágio, e como deve ser feito a celebração de estágio entre o estagiário e a empresa. Nos termos da lei, é obrigatório que os contratos de estágio sejam celebrados com um termo de compromisso entre o estagiário, a empresa e a instituição de ensino.

No caso dos alunos do Curso de Engenharia Elétrica, hoje o estágio é regido pela Resolução Nº 02/2013 do Conselho dos Cursos de Graduação da Faculdade de Tecnologia. Esta Resolução indica que "o estágio deverá consistir de trabalho em um ambiente de engenharia de forma a permitir a aquisição de experiência prática em ambiente real de atividades do engenheiro".

Na UnB, o Coordenador de Estágio é responsável por avaliar e emitir parecer sobre o Plano de Atividades de Estágio dos alunos, devendo cumprir com o regulamento de estágios da FT. Os requisitos mínimos para aprovação do Plano de Atividades para estágio não-obrigatório do aluno são expostos no Artigo 10º, reproduzido na íntegra a seguir:

        Art. 10º O estágio não obrigatório será autorizado somente quando o aluno atender, no mínimo, aos seguintes requisitos:

I. Ter concluído o 4º semestre do fluxo de habilitação do curso (no mínimo ter cursado com aprovação todas as disciplinas obrigatórias até o 4º período);
II. Estar regularmente matriculado no mínimo de créditos exigidos para o seu curso no semestre em que estiver pleiteando o estágio não obrigatório;
III. Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 3,0 (três);
IV. Não estar em condição de desligamento;

§ Único - Outros requisitos específicos poderão ser estabelecidos pelos cursos em conformidade com o seu PPP. (Revogado)

Para os alunos que desejam realizar estágio não-obrigatório recomenda-se seguir os seguintes passos: 

  • Após a negociação do estágio com a empresa, elaborar um Plano de Atividades. Este Plano de Atividades já deve estar assinado pela empresa e pelo aluno.
  • Levar este Plano de Atividades na Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica. A Secretaria irá cuidar de emitir os documentos necessários (por parte da UnB), e entregar a documentação para o Coordenador de Estágio.
  • O Coordenador de Estágio terá, então, 5 (cinco) dias úteis para avaliar a documentação. Quando a documentação estiver pronta, ele deixará a documentação novamente na Secretaria.
  • A Secretaria, então, entrará em contato com o aluno para que ele busque a documentação na Secretaria.
  • O aluno, então, levará essa documentação para a Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA), para adquirir a última assinatura da instituição. 

Coordenadores de Estágio


Documentação importante


Intercâmbio

O intercâmbio acadêmico discente faz parte da internacionalização do ensino da Universidade de Brasília. O objetivo principal é que o aluno conheça a cultura e, na maioria das vezes, o idioma de um país estrangeiro enquanto realiza parte de seus estudos.

Por meio dos programas de intercâmbio a UnB visa uma formação mais diversificada culturalmente, tanto dos nossos alunos, quanto dos alunos estrangeiros que estudam na UnB por meio dos programas.

Para conhecer mais sobre os programas de intercâmbio, acesse: www.int.unb.br

 

 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5510

 

Demais telefones UnB

 

alunosene@ene.unb.br 

 

 

Localização

Copyright 2018 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.