ptenfrdees

Graduação em Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica é uma combinação sinérgica de eletrônica, mecânica e ciência da computação. A sua estrutura curricular reflete esta característica multidisciplinar incluindo na parte profissional do curso disciplinas dos cursos de Graduação em Engenharias Elétrica e Mecânica e de Bacharelado em Ciência da Computação, além de disciplinas específicas da área de Mecatrônica. O Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica) é um profissional com formação plena em Engenharia, capaz de conceber, especificar, desenvolver, projetar, analisar, implementar, instalar, otimizar, gerir, adaptar, utilizar e manter equipamentos, processos, sistemas de controle e unidades de produção automatizadas.

Perfil

É o profissional que projeta, desenvolve e implementa equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de tecnologia computacional, automatiza processos a fim de melhorar a eficiência. Além disso, é um profissional apto a fazer manutenções em máquinas industriais. É preciso ter afinidade com as áreas de ciências exatas como física e matemática, além do interesse em trabalhar com robótica e automação.

Mercado de Trabalho

O uso de equipamentos mecânicos é uma demanda constante da indústria tanto nacional quanto internacional. Na atualidade, já é possível encontrar departamentos ou setores inteiros operados apenas por robôs, o que automatiza alguns processos e ainda garante mais precisão em determinadas atividades. A área da medicina também demanda destes profissionais pesquisas e análises para o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais precisos. Ou seja, oportunidade não falta para quem deseja aliar pesquisa ao trabalho em si.

O curso na UnB

O curso conta com corpo docente altamente especializado e capacitado para o desenvolvimento de profissionais de alto nível técnico e qualidade. São cerca de 35 professores, entre doutores e PHDs à disposição dos alunos para a realização de pesquisas científicas, orientações e a ministração de aulas para o desenvolvimento dos estudantes.   O curso é multidisciplinar, portanto um egresso pode atuar em diversas áreas, lidando com transformações tecnológicas e a modernização da indústria. Além de controle e automação em diversas empresas, há egressos do curso da UnB atuando em desenvolvimento de software, telecomunicações, aeronáuticas e petrolíferas, hidrelétricas e universidades (entre muitas outras áreas de atividade e atuação). O curso da UnB de Engenharia Mecatrônica está entre um dos melhores do país, com nota 4 no Guia do Estudante da Editora Abril.

Infraestrutura e corpo docente

O curso de Engenharia Mecatrônica na UnB conta com 17 (dezessete) laboratórios exclusivos para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos pelos estudantes do curso. Além disso, dispõe de 35 (trinta e cinco) docentes especializados na área em questão com títulos que variam entre doutores e PHDs na área

Dados Gerais

  • Habilitação: Bacharelado em Engenharia Mecatrônica
  • Unidade Acadêmica: Departamento de Engenharia Elétrica / Faculdade de Tecnologia (FT)
  • Campus: Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília)
  • Turno: Diurno
  • Vagas por semestre: 20
  • Número de semestres: 8 (mínimo)/ 18 (máximo).
  • Currículo
  • Fluxo
  • Telefone: +55 (61) 3107-5582
  • Site: mecatronica.unb.br

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5510

 

Demais telefones UnB

 

alunosene@ene.unb.br 

 

 

Localização

Copyright 2018 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.