ptenfrdees

Equipes de Competição e Atléticas

Divisão de Robótica Inteligente - DROID

A DROID – Divisão de Robótica Inteligente – é a Equipe de Competição de Robôs da Universidade de Brasília, UnB. Compete desde o segundo semestre de 2009 em torneios nacionais e internacionais de Desafio de Robô. A Equipe conta com integrantes das áreas de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. A DROID participa de competições de robótica autônoma que simulam problemas reais e visam o desenvolvimento das tecnologias atuais. O trabalho da equipe consiste em construir robôs, desde sua parte mecânica até a elétrica, e programá- los para resolver o desafio proposto nas competições. A IEEE-SEK, a IEEE-Open, a RoboCup Festo Logistics da Latin America Robotics Competition (LARC), a Firefighting, a Balancer Race da Robogames, e a RoboCup Work da RoboCup Geman Open são exemplos de categorias que a DROID marca presença. Participa, também, da Semana de Ciência e Tecnologia de Brasília, levando sempre algum robô interessante criado por eles para interagir com os visitantes da Semana e outros eventos que estejam relacionados com a área da robótica. É importante frisar que os robôs são autônomos, ou seja, ninguém os controla diretamente na hora da competição, eles são programados e no desafio apenas executam o que está na sua programação.

Para mais informações a respeito da equipe ou das competições citadas, acesse: facebook.com/droidunb/

Caso queira entrar em contato conosco, nosso e-mail é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Equipe de Robótica UnBeatables


A UnBeatables é a equipe de competição de futebol de robôs humanoides da Universidade de Brasília. Desde sua fundação em 2014, o grupo tem representado a UnB em competições regionais e o Brasil em campeonatos mundiais, trazendo diversos títulos para casa. O time participa da categoria Standard Platform League da RoboCup, que utiliza robôs humanoides do modelo NAO. Os robôs devem devem ser capazes de tomar todas as decisões por si só sem qualquer interferência externa. Para alcançar essa autonomia, o trabalho da equipe foca em visão computacional, comportamento, comunicação e locomoção.

Além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas dos membros, a UnBeatables se empenha em impactar e beneficiar a comunidade local. Os projetos de extensão desenvolvidos pela equipe buscam propiciar aos alunos da educação básica o contato com este tipo de tecnologia, o conhecimento de noções de robótica e o incentivo para a futura formação nessa área.

Facebook: facebook.com/unbeatablesbr/
Instagram: instagram.com/unbeatablesbr/


Equipe de Robótica Edubots


Realiza atividades de longa duração em escolas públicas de nível técnico e ensino médio no DF. Atualmente são 4 escolas atendidas. São utilizados kits de robótica, com os quais são realizadas entre 10 e 12 oficinas com o mesmo grupo de estudantes. O projeto Edubots também é apoiado pelo Ramo Estudantil do IEEE.

Facebook: facebook.com/projetoedubot/


Maquinada - Associação Atlética Acadêmica de Engenharias da UnB

A Maquinada é a maior Associação de Acadêmicos com fins esportivos do Centro-Oeste, entre Universidades Federais e Particulares. Fundada em 2012 por 18 cursos da UnB de dois campi desta estimada instituição. Participa de grandes eventos, com muitos títulos ganhos, como o Torneio de Engenharias do Centro Oeste, e o Engenharíadas Mineiro. Possui uma organização consolidada pela integração entre os cursos de Engenharias, Arquitetura e Agronomia, com diversos esportes para ambos os gêneros, amparados por treinos e competições internas, além de estimular a cultura e lazer com sua bateria universitária.
Por fim possui sua estrutura consolidada pela união de todos os Centros e Diretórios Acadêmicos dos cursos associados, lúcido pela sua missão descrita e imutável no estatuto:

"Proporcionar aos associados um ambiente familiar dentro da universidade, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo, através de atividades esportivas, culturais e de lazer.”

Prêmios:

  • Vice-Campeão do Torneio das Engenharias do Centro-Oeste 2017
  • Terceiro Lugar no Torneio da Engenharias do Centro-Oeste 2013
  • Terceiro Lugar no Torneio da Engenharias do Centro-Oeste 2010
  • Segundo Lugar no Torneio da Engenharias do Centro-Oeste 2012
  • Segundo lugar Batuteria 2016
  • Segundo lugar Batuteria 2015
  • Campeã Mineira no desafio das Charangas do Engenharíadas Mineiro 2013
  • Campeã do Torneio de Engenharias do Centro-Oeste 2016
  • Campeã do Torneio da Engenharias do Centro-Oeste 2011
  • Terceiro Lugar no Torneio da Engenharias do Centro-Oeste 2010


Facebook: facebook.com/pg/unbengenharia

Contato: instagram.com/laaeunb

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Descontrolada

A Associação Atlética Acadêmica de Engenharia de Controle e Automação, conhecida como Descontrolada, é uma organização universitária autônoma de representação esportiva dos estudantes de graduação e pós graduação do curso de Engenharia Mecatrônica da UnB. 

Fundada em maio de 2018, a Descontrolada tem como objetivo principal fomentar o desporto, o lazer, o bem-estar e a integração do corpo discente do curso. 

Durante esses quase 2 anos de atividade, nossa atlética promoveu diversos torneios desportivos, conquistou importantes classificações em campeonatos universitários e motivou estudantes de engenharia a não só cooperar mais entre si, como também a aprender mais sobre gestão de pessoas e trabalho em equipe.

Para saber mais sobre essa instituição tão importante para os estudantes de eng. mecatrônica, acesse instagram.com/atleticadescontrolada

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Antenada 

A AAAENRUnB (Antenada UnB) é o movimento atlético acadêmico que representa atualmente o curso de Engenharia de Redes de Comunicação dentro da Universidade de Brasília e visa promover integração pelo viés esportivo, cultural e social. Nossa missão é fazer do seu novo lar, a UnB, um ambiente agradável, onde se sinta acolhido e valorizado, onde se sinta uma pessoa que possa colaborar com o seu futuro. Longe dos boatos que atlética é só esporte, atlética é integração e agora, projeto de extensão. Um dos pioneiros na UnB. Participe da Antenada e deixe esse amor laranja e preto tomar de conta do seu coração. Venha com a gente pois esse pinguim vai voar!

Facebook: facebook.com/antenadaunb/

Presidente da AAAENRUnB 

Hitalo Bruno Pereira Alves 

(61) 99103 - 1921 / (61) 99850 - 1071 

Vice presidente da AAAENRUnB 

Júlia Fernanda da Silva 

(61) 99334 - 5225 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5510

 

Demais telefones UnB

 

alunosene@ene.unb.br 

 

 

Localização